“Alê Kali se casou muito cedo com a música, e desde então vem gerando estilo, adotando ritmos e vivendo feliz, muito provavelmente para sempre. Seus filhos naturais ou adotados são muitos: swing, balanço, sensibilidade, vigor, sonoridade, bom gosto, enfim, uma família grande e bem estruturada mas nada convencional.

Até porque Alê adora pular a cerca, e de vez em quando aparecem outros filhos por aí, frutos de seus casos com todas as vertentes musicais. Pode parecer até um casamento aberto, mas com certeza é um amor verdadeiro.”

(Mario Sant’Ana, músico)

 

A música brasileira realmente vem acompanhando a baiana Alê Kali desde muito cedo. Ainda criança, começou a perceber seu interesse pela música enquanto ouvia Jackson do Pandeiro na vitrola do avô, e Chico Buarque, Caetano Velloso e outros baianos nas cantorias e saraus em casa de sua mãe. Autodidata, sempre direcionou sua aguçada capacidade de observação e sua apurada audição para excelentes cantoras, a exemplo de Elis Regina, Gal Costa e Clara Nunes, o que lhe possibilitou um processo crescente de sensibilização e aprendizado. E isso se reflete não apenas na escolha do repertório, mas também na sua singular maneira de interpretar.

 

Iniciou oficialmente sua carreira artística em 1995, com forte influência do samba e da bossa nova. Já se apresentou em bares, shoppings, festivais universitários, teatros SESI e Gamboa Nova, Projeto Cultural Feira das Artes (3 edições) e no Projeto Pelourinho Dia e Noite (4 shows), pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Realizou os shows "Somdubom", "Funk you", "Simbalando", "Meu" e "Samba Tudo". Dividiu palco com diversos artistas baianos, como Jota Velloso, Carla Visi, Márcia Short, Pedro Moraes, Cláudia Cunha, Alexandre Leão, entre outros, e com a cantora carioca Ana Costa (RJ), abrindo seu 1º show em Salvador (setembro/2010).

 

Apaixonada pela Boa Música Brasileira, Alê Kali hoje passeia por diversos estilos, vivenciando especialmente ritmos de fortes raízes étnicas, emprestando sua maviosa voz e sua vigorosa interpretação musical a canções especialmente escolhidas.